Programação prevê a exibição do filme ‘Os Canais de Saturnino’, do cineasta Carlos Oliveira, da palestra ‘Saturnino de Brito, um Homem à frente de seu tempo’ com o engenheiro Edson Santana Carmo e do lançamento do livro ‘Cidade dos Canais’ da jornalista Madô Martins
A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) realiza na próxima quinta-feira (dia 12), a partir das 19h, programação especial em homenagem ao engenheiro Saturnino de Brito, patrono da Engenharia Sanitária no Brasil.
O evento prevê a palestra do diretor-secretário do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, engenheiro Edson Santana do Carmo, que falará sobre o tema ‘Saturnino de Brito, um Homem à frente de seu Tempo’.
Posteriormente, será a vez da exibição do filme documentário ‘Os Canais de Saturnino’, do cineasta Carlos Oliveira, que narra com precisão e aprofundamento o que levou o município a contar com os famosos canais, cartões postais da região, e como essas obras colaboraram para o desenvolvimento social e econômico local.
Por fim, a jornalista Madô Martins lança a obra infantil ‘Cidade dos Canais’, que conta a história dos canais da cidade de Santos e sua importância até hoje, de forma lúdica e paradidática. A narradora do livro é uma garça, animal que é frequentemente visto pelos moradores nos canais santistas.
“Em Santos, as pessoas não dão como referência a rua e nem o bairro onde moram e, sim, dos canais. E foram os canais que deram aos habitantes da cidade uma possibilidade de vida saudável. É que antes deles, devido às precárias condições de higiene e a falta de remoção de lixo, 22 dos 50 mil habitantes morreram entre 1890 e 1899”, relata o presidente da AEAS, engenheiro Rui Evangelista dos Santos.
Toda a programação faz parte dos festejos em alusão ao Dia do Engenheiro Sanitarista, comemorado nacionalmente no dia 13 de julho. Para mais informações (13) 3288-1110 ou pelo e-mail aeas@aeas.com.br. A AEAS está localizada na Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 47, Boqueirão.
Sobre Saturnino de Brito
Francisco Saturnino Rodrigues de Brito nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ), em 14 de julho de 1864 e faleceu em 1929, aos 65 anos, enquanto vistoriava obras. Formado em 1886 em Engenharia Civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, iniciou a carreira profissional em 1887 e até 1892 traçou e construiu ferrovias como Estrada de Ferro Leopoldina (MG); Estrada de Ferro Tamandaré (PE) e Estrada de Ferro Baturité (CE). Foi em Piracicaba (SP) que encerrou a fase de engenheiro ferroviário e iniciou a carreira de engenheiro sanitarista, em 1893.
Saturnino elaborou e executou projetos de saneamento em 53 cidades brasileiras. Foi um engenheiro à frente da sua época, pois ele já fazia os atuais diagnósticos típicos do planejamento urbano moderno. Seu projeto cortava a planície de mar a mar e pela força das marés impedia as águas paradas de favorecerem a reprodução dos mosquitos, vetor da febre amarela.
Em Santos, desenvolveu um projeto, de 1905 a 1912, para separar as águas de rios e córregos do esgoto da cidade. O primeiro foi o Canal 1, inaugurado em 27/08/1907. Os demais foram entregues na sequência: Canal 2 (1910); Canal 4 (1911); Canal 7 (1911); Canal 9 (1911); Canal 8 (1912); Canal 6 (1917); Canal 3 (1923) e Canal 5 (1927).
Confira trailer do filme ‘Os Canais de Saturnino’, do cineasta Carlos Oliveira – https://youtu.be/knQOPlrehcc
Serviço – Dia do Engenheiro Sanitarista – Homenagem a Saturnino de Brito
Dia/Horário: quinta-feira (dia 12/07), a partir das 19h;
Local: Auditório da AEAS – na Rua Dr. Artur Porchat de Assis, 47, Boqueirão, Santos;
Inscrições/Informações: telefone (13) 3288-1110 – e-mail aeas@aeas.com.br
Palestra: ‘Saturnino de Brito, um Homem à frente de seu Tempo’ – com o engenheiro Edson Santana Carmo;
Filme: ‘Os Canais de Saturnino’, do cineasta Carlos Oliveira;
Livro: obra infantil ‘Cidade dos Canais’ da jornalista Madô Martins.
Deixe um Comentário