• HOME
  • EQUIPE
  • SERVIÇOS
  • CLIENTES
  • NOTÍCIAS
  • BLOG DA SANTOSPRESS
  • CONTATO
  • HOME
  • EQUIPE
  • SERVIÇOS
  • CLIENTES
  • NOTÍCIAS
  • BLOG DA SANTOSPRESS
  • CONTATO
2 MIN READ

Avaliação antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental para alcançar objetivos

21 de outubro de 2017
-
Thiago Arias Personal Studio
-
Nenhum comentário
<?php echo pulse_output(); ?>

São os resultados das avaliações que auxiliarão educador físico a elaborar o melhor treino para cada aluno

Um dia você acorda determinado a mudar seus hábitos. Decide adotar uma alimentação mais saudável e procurar alguma atividade física que ajude a eliminar os quilinhos a mais. Faz a matrícula na academia e no primeiro dia não esquece da toalha e nem da garrafa de água. Mas será que isso basta?

Ainda não. Você esqueceu ou não deu a devida importância a um processo fundamental antes de iniciar qualquer atividade física: a avaliação da sua saúde. É conhecendo o histórico e a saúde do paciente que o educador físico montará a melhor estratégia para que o aluno atinja seu objetivo.

“É por meio das avalições que a gente consegue estabelecer alguns parâmetros. Conseguimos comparar o estado do aluno no momento que ele inicia a atividade com sua evolução ao longo dos meses. Enxergar a comprovação dessas mudanças com indicadores e gráficos motiva não só o aluno a continuar, mas também o educador físico, que terá a dimensão da efetividade do seu trabalho”, explica o educador físico Thiago Arias, proprietário de dois estúdios de treino individualizado e pilates em Santos (SP).

Segundo ele, antes de qualquer treinamento, todos os alunos passam por cinco avaliações:
1) Avaliação de composição corporal: nesta avaliação a nutricionista faz o teste de circunferências e de dobras para saber qual a porcentagem de gordura e massa magra do aluno. Esses testes direcionarão o treino para perda de peso e ganho de massa muscular.
2) Avaliação Funcional do Movimento (FMS): essa avaliação tem como objetivo identificar as principais assimetrias articulares e musculares, e desenvolver exercícios corretivos durante as sessões de treino para evitar lesões.
3) Teste de esforço submáximo: teste para mensurar o grau de condicionamento cardiovascular do aluno.
4) Exame de sangue: feito em clínica particular, é por meio dele que o educador físico saberá se o aluno pode ter alguma síndrome metabólica, como diabetes, colesterol elevado, pressão arterial alta e obesidade.
5) Gerenciamento de estresse: este teste avalia se o aluno está em uma fase de estresse. Com essas informações consegue-se conduzir os treinos de forma mais eficaz.

Conhecendo os pontos fortes e fracos dos alunos, o educador físico terá muito mais condições de auxiliar seu aluno a obter o sucesso esperado.

Deixe um Comentário

Seu feedback é importante para nós. O seu email não será publicado.

Click here to cancel reply

Cancel Reply

Por favor, aguarde...
Enviar Comentário

Notícias Relacionadas

Outras publicações que você não pode perder!

Praticar exercícios no inverno queima mais calorias

17 de julho de 2017

Para quem quer emagrecer, estação fria é a melhor para espantar a preguiça e encarar os treinos Sabemos como é difícil acordar …

Leia Mais →
Thiago Arias Personal Studio
1 MIN READ

Em dúvida para escolher um tipo de exercício? O Pilates serve para todos

10 de janeiro de 2019

Prática que pode ser feita no solo e/ou com aparelhos trabalha não só corpo, mas respiração e mente À primeira vista, assistir …

Leia Mais →
Thiago Arias Personal Studio
5 MIN READ

Alexandre Burani realiza curso ‘Treino e suas Ferramentas’ em Santos

23 de maio de 2017

Eleito como o melhor personal trainer pela Reebok Sports Club, educador físico estará na cidade nos dias 27 e 28 no Thiago …

Leia Mais →
Thiago Arias Personal Studio
1 MIN READ
SantosPress | Avaliação antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental para alcançar objetivos