Infraestrutura inédita deve impulsionar vendas, qualificação profissional e fortalecer competitividade em saneamento e aplicações industriais
O mercado de motobombas vive um momento decisivo no Brasil. Com o avanço do Marco Legal do Saneamento — que determina a universalização dos serviços até 2033 — o país terá de investir aproximadamente R$893 bilhões em obras e modernização, segundo estimativa da Abcon/Sindcon. Apenas em sistemas de bombeamento, responsáveis por mover água potável e esgoto em praticamente todas as etapas do processo, especialistas projetam um aumento superior a 20% na demanda por soluções de alta performance nesta década.
Esse cenário coloca o Brasil como um dos polos mais promissores do setor industrial na América Latina. É justamente por isso que a LEO PUMP — maior empresa de motobombas listada na Bolsa da China — escolheu o país para receber seu primeiro centro de treinamento fora do território chinês, atualmente em construção e financiado integralmente pela companhia.
Operado pelo Grupo Unità, o espaço deve se tornar um divisor de águas para o setor: além de funcionar como laboratório de testes e imersão técnica, será um hub de desenvolvimento para vendedores, assistentes técnicos, clientes industriais, revendedores latino-americanos e até universidades.
“Quando se tem o time qualificado tecnicamente, se faz uma venda consultiva, com foco na solução, e também possibilita enxergar as oportunidades que o mercado tem dentro do segmento”, afirma Luciano Pereira, Vice-Diretor de Vendas do Grupo Unità.
A urgência por capacitação é totalmente alinhada ao momento do país. Dados do Instituto Trata Brasil mostram que, para atingir as metas do saneamento, será necessário triplicar a velocidade atual das obras, o que amplia as demandas por soluções mais eficientes de bombeamento, pressurização, drenagem e transporte de fluidos industriais. Neste contexto, a decisão de compra dos clientes passa cada vez mais por orientação técnica especializada — algo que o novo centro oferecerá de forma prática e contínua.
“A capacitação por meio de treinamentos técnico-comerciais gera confiança ao vendedor ou RCA. Isso faz com que, através de soluções e diferenciais, ele possa gerar valor ao produto e fidelizar o cliente, evitando que ele divida seu espaço com outra marca”, explica Luciano.
O impacto, porém, vai além da venda. A estrutura foi pensada para fortalecer também a formação de assistentes técnicos, melhorar a percepção dos clientes sobre os produtos LEO PUMP e ampliar o conhecimento dos revendedores da América Latina, que terão no Brasil o principal ponto de referência técnica da marca.
Outra frente estratégica será a aproximação com universidades. Hoje, empresas do setor apontam que mais de 60% dos jovens profissionais de engenharia chegam ao mercado sem conhecimento prático em hidráulica aplicada ou seleção de motobombas — um dos maiores gargalos da indústria. O centro vai apoiar a formação dessa nova geração, aproximando teoria e prática.
Segundo Luciano, o diferencial competitivo está justamente na combinação entre domínio técnico e leitura de mercado. “A área de vendas exige cada vez mais habilidade de gestão e consultoria. Nos dias de hoje, se não conhecermos o produto e o cliente, ficaremos fora do mercado”, reforça.
O Grupo Unità já vem investindo em treinamentos híbridos, lives técnicas e materiais aprofundados para todos os canais, preparando o terreno para a nova fase da companhia. “Cada mercado ou canal sempre teve sua exigência. O Grupo Unità está cada vez mais buscando entender sobre cada canal e tipo de mercado, atribuir o produto certo para cada um deles, e é isso que nos faz competitivos”, conclui o executivo.
Com o centro de treinamento da LEO PUMP em construção e uma estratégia de qualificação técnica inédita no segmento, o Grupo Unità se posiciona como protagonista em um momento crucial para o mercado de motobombas — contribuindo para o avanço do saneamento, ampliando resultados de clientes e fortalecendo toda a cadeia produtiva no Brasil e em toda a América Latina.
Sobre o Grupo Unità
O Grupo Unità, com centro de distribuição em Itajaí (SC), Jundiaí (SP) e Recife (PE) e sede administrativa na cidade catarinense e paulista, foi fundado em 2018, com o objetivo de suprir a necessidade de empresas chinesas em realizar um trabalho diferenciado no Brasil no segmento da construção civil.
Desde então, vem crescendo exponencialmente e, atualmente, já conta com diversas marcas em seu portfólio. Neste curto período de atuação, a empresa tem se notabilizado pelo crescimento exponencial em solo brasileiro, além de abrir novas unidades em outros locais do mundo, como Uruguai e Paraguai.
Para mais informações visite o site http://www.grupounita.com.br ou pelo telefone (47) 3515-0880.