Evento anual de moda teve como tema a cultura japonesa
Os espaços da Esamc Santos ficaram lotados de gente que gosta de moda, tendências e cultura japonesa. A 5ª edição do Fashion Trend atraiu cerca de 1500 pessoas no dia 29 de outubro para assistir a dois desfiles e conferir o Bazar de Tendências, com 25 expositores, maioria composta por estudantes.
Alunos do primeiro ao quinto ano do curso de Design de Moda e alunos de Design e Publicidade que optaram por cursar matérias relacionadas foram os responsáveis pela escolha do tema, planejamento, pesquisa, criação das peças, organização, escolha dos modelos, maquiagem e desfiles, sob supervisão das professoras e organizadoras Drika Lucena e Carolina Carpinelli.
Com a apresentação de 39 peças femininas e masculinas, o primeiro desfile, “Japop”, trouxe um Japão mais contemporâneo, com vestuários feitos com técnicas diversas e que podem ser incorporadas no dia a dia; já no segundo desfile, “O Oriente é aqui”, os alunos mostraram peças mais tradicionais.
A principal razão pela qual a cultura nipônica foi escolhida como tema do evento é que em 2018 comemora-se 110 anos da imigração japonesa. A cidade de Santos foi a porta de entrada para que esse povo trouxesse sua rica cultura, hoje facilmente encontrada na culinária, nos mangás, nos games e com os eventos de cosplay.
Para a professora Drika Lucena, que acompanha todo o processo, a expectativa é que a cada ano todo o trabalho em equipe seja superado e aprimorado.
“É muito importante que as pessoas percebam que o nosso aluno está alinhado com tudo o que o mercado vem pedindo; que ele tem talento e que precisa de oportunidades para apresentar o que sabe. Outro foco é a impressão das famílias. Mesmo o estudante muitas vezes tendo contrariado e escolhido um curso não tradicional, com esse tipo de evento os familiares conseguem ver que moda é um assunto sério e que está presente na vida de todo mundo. Os pais saem muito satisfeitos e orgulhosos do filhos”, comemora.
Depois que a a missão foi cumprida, é hora dos alunos e das professoras fazerem uma análise, compararem com as outras edições, dar sugestões de melhorias e pensar no próximo tema, que já foi escolhido, mas segue em segredo de bastidores.
Deixe um Comentário