Apenas 16 instituições de todo o Brasil foram selecionadas para participar da competição, realizada de 13 a 15 de setembro
A Esamc Santos conquistou o 3º lugar na classificação geral e o primeiro lugar em Conhecimento Doutrinário na Olimpíada do Conhecimento Jurídico, realizada de 13 a 15 de setembro em São Paulo. As faculdades participantes foram escolhidas pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC), que selecionou apenas 16 instituições em todo o Brasil, como USP/SP, PUC/SP, PUC/MG, UFSC, UERJ, entre outras. Na Baixada Santista, a Esamc foi a única faculdade de Direito selecionada.
A Olimpíada foi disputada em quatro modalidades de provas: Redação Jurídica; Sustentação Oral para Corpo de Jurados; Conhecimento de Legislação e Conhecimento Doutrinário. Participaram da competição os alunos Rafael Almeida, Diego Marcondes, Gisele Puozzo, Débora Jeronymo, Robson Magno e Tiago Carvalho. Como prêmio, todos ganharam uma bolsa de Pós-graduação na área em que escolherem.
Na modalidade de Conhecimento Doutrinário, a pontuação foi máxima, com nota 10. Com uma final emocionante contra a equipe da UERJ, os alunos da Esamc venceram por uma diferença de meio ponto.
“O nível de competição foi altísssimo, uma vez que participaram faculdades de primeira linha do Brasil inteiro. Para nós, esse resultado é a prova de que estamos no caminho certo. Não somos somente a melhor instituição da região pelos últimos resultados conquistados, mas também temos os melhores alunos, que nos escolheram para dividir o seu sucesso”. comemora o advogado e professor da Esamc, Fabrício Posocco, que acompanhou o grupo na competição.
De acordo com o XXI Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que teve sua segunda fase realizada em janeiro deste ano, a Esamc Santos está entre as dez melhores faculdades de Direito do Estado de São Paulo, sendo a única instituição da Baixada Santista a compor a lista.
Em 2016, a Esamc Santos foi uma das 139 faculdades de Direito em todo Brasil que recebeu o “selo de qualidade” da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade reconhece as instituições pelo nível do ensino oferecido. Atualmente existem no País 1.266 cursos de Direito registrados no MEC, sendo que desses, 1.071 form avaliados pela OAB.
Em agosto deste ano, o aluno Rafael Almeida, venceu a Olimpíada de Argumentação Jurídica entre as faculdades da Baixada Santista. O estudante também passou em primeiro lugar no concurso para estágio do Ministério Público Federal e conquistou o terceiro lugar no concurso para estágio da Defensoria do Estado de São Paulo.