Faculdade teve índice geral de aprovação de 34,21%
A Esamc Santos mais uma vez foi a faculdade com o curso de Direito que apresentou melhor desempenho no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
No XXIV de Ordem Unificado, realizados nos dias 19 de novembro de 2017 (primeira fase) e 21 de janeiro de 2018 (2ª fase), a instituição apresentou índice geral de aprovação de 34,21%. Dos 39 estudantes inscritos, 12 foram aprovados na segunda fase e um aluno foi aprovado no reaproveitamento.
A advogada e professora da faculdade Raziel Magalhães atribui o ótimo resultado ao trabalho realizado por todo o corpo docente. Os alunos de Direito da Esamc Santos possuem durante a graduação cinco disciplinas voltadas especificamente para o Exame da OAB, sendo elas: Preparação para Carreiras Jurídicas e Mercado I, II, III, IV e V.
“Nessas disciplinas, oferecidas a partir do sexto semestre, os alunos treinam questões objetivas, dissertativas e peças práticas, exercícios fundamentais para a aprovação no Exame”, explica a docente responsável pelas disciplinas na turma da manhã.
Em 2017, a Esamc Santos esteve entre as dez melhores faculdades de Direito do Estado de São Paulo, de acordo com o XXI Exame da OAB, sendo a única instituição da Baixada Santista. Aparecem na lista a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Franca); a Universidade de São Paulo (USP-São Paulo); a Instituição de Ensino Superior Coc (COC-Ribeirão Preto); a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP-São Paulo); a Faculdade de Direito de São Bernardo do Carmpo (FDSBC-São Bernardo do Campo); Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie – São Paulo); a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Já em janeiro de 2016, a Esamc recebeu, em Brasília, o Selo de Qualidade da OAB Recomenda, com o título “Educação Jurídica de Qualidade – Garantia Constitucional” pelo desempenho dos estudantes, que nos últimos cinco anos mantiveram a faculdade entre as melhores instituições de Direito no país. Apenas 10% das faculdades no Brasil possuem este selo.
Formada em 2016, a advogada Denise Lago foi aprovada no XXI Exame da Ordem e, para ela, o método de ensino da faculdade foi determinante para alcançar o objetivo. “Os alunos são a todo tempo treinados para a realização das provas, seja concurso ou OAB. Nas aulas preparatórias resolvíamos casos práticos e questões de provas anteriores do Exame da Ordem”, ressalta.
O Exame da OAB é dividido em duas fases, sendo as duas eliminatórias. A primeira fase é a prova objetiva, composta de 80 questões sobre os temas abordados em todas as disciplinas obrigatórias dos cursos de Direito. Já a segunda fase possui questões dissertativas na área de opção do candidato, que podem ser as seguintes: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário.