• HOME
  • EQUIPE
  • SERVIÇOS
  • CLIENTES
  • NOTÍCIAS
  • BLOG DA SANTOSPRESS
  • CONTATO
  • HOME
  • EQUIPE
  • SERVIÇOS
  • CLIENTES
  • NOTÍCIAS
  • BLOG DA SANTOSPRESS
  • CONTATO
2 MIN READ

Receita Federal declara CPF obrigatório para crianças, a partir de 8 anos, dependentes no IR

13 de fevereiro de 2018
-
RCA Advogados
-
Nenhum comentário
<?php echo pulse_output(); ?>

Advogado tributarista Robson Amador está à disposição da imprensa para falar sobre o assunto

A partir de 2018, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) passa a ser obrigatório para crianças a partir de 8 anos declaradas como dependentes no Imposto de Renda. A Receita Federal já vinha baixando, a cada ano, a idade mínima exigida para dependentes com CPF na declaração. Em 2017, essa obrigação já havia passado para crianças a partir de 12 anos e, a partir de 2019, a obrigatoriedade será para todos os dependentes, de qualquer idade.

A instrução normativa visa aumentar o controle sobre os dados dos contribuintes e evitar fraudes, como dependentes fictícios ou o uso de um mesmo dependente em duas declarações para pagar menos imposto ou aumentar o valor da restituição. Para efetuar a inscrição, os responsáveis deverão procurar, sem custos, as entidades públicas conveniadas, representações diplomáticas e o Ministério das Relações Exteriores.

Também é possível pedir o documento no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal ou nos Correios, sendo cobrada uma taxa de 7 reais. Para menores de 16 anos, é necessário levar certidão de nascimento da criança, documento original com foto do responsável e um documento que comprove a guarda ou tutela.

Se o adolescente tem 16 ou 17 anos e não tirou o CPF, pode ir sozinho a um dos locais portando o RG. Já os pais, nesse caso, precisam do seu documento pessoal e da certidão de nascimento do filho.

Dr. Robson Amador
Advogado membro da Comissão de Direito Tributário da OAB Santos. Consultor jurídico tributário com experiência em gestão do consultivo e contencioso tributário de empresas de grande porte (Grupo AES Brasil – AES Eletropaulo), experiência em planejamentos tributário, especialista em Direito Material e Processual Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET.

É pós graduado no LLM – Direito Tributário no Insper (ex-Ibmec/SP) e mestra em Direito Tributário pela PUC (Pontifica Universidad Católica Argentina) – Buenos Aires. Professor da Faculdade ESAMC Santos no curso de Direito nas disciplinas de Direito Tributário e Constitucional, e no curso de Administração de Empresas, nas disciplinas de Direito Tributário e Planejamento Tributário, professor em disponibilidade no Damásio/Santos – Cursos Preparatório sem Prática Tributária (2ª. fase – OAB).

Deixe um Comentário

Seu feedback é importante para nós. O seu email não será publicado.

Click here to cancel reply

Cancel Reply

Por favor, aguarde...
Enviar Comentário

Notícias Relacionadas

Outras publicações que você não pode perder!

Novas regras do Simples Nacional que favorecem micro e pequenas empresas já estão em vigor

4 de janeiro de 2017

Criado em 2006, regime tem objetivo de facilitar o recolhimento de tributos. Limite para permanecer no Simples agora é de R$ 4,8 …

Leia Mais →
RCA Advogados
3 MIN READ

Ex-juiz federal, Gilson Ildefonso de Oliveira assume a divisão Trabalhista da RCA Advogados

31 de março de 2017

Renomado jurista e professor universitário será responsável pelas áreas: consultiva, preventiva e contenciosa do escritório santista O advogado Gilson Ildefonso de Oliveira …

Leia Mais →
RCA Advogados
2 MIN READ

Portadores de deficiência têm direito à isenção de IPTU em Santos

8 de junho de 2016

Família de idosa com Mal de Alzheimer recorreu à justiça para garantir o direito. Ação movida pelo advogado Robson Amador obteve …

Leia Mais →
RCA Advogados
3 MIN READ
SantosPress | Receita Federal declara CPF obrigatório para crianças, a partir de 8 anos, dependentes no IR