Prova disputada na manhã deste domingo (18), em Santos (SP), mostrou equilíbrio entre os competidores
Após ficarem de fora da última etapa do certame, os triatletas Reinaldo Colucci (Sesi/SP) e Carolina Furriela (FEF Unicamp) foram os vencedores da quarta etapa do 26º Troféu Brasil de Triathlon, a principal competição do gênero na América Latina. A prova, disputada na manhã deste domingo (dia 18), em Santos (SP), marcou a primeira vitória de Colucci na competição, ao completar os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 1h52min27seg. No feminino, Furriela garantiu também a primeira conquista na temporada, ao marcar o tempo de 2h10min15seg para as distâncias.
A quarta etapa, que reuniu cerca de 400 atletas, de 8 estados, foi disputada sob um mormaço de 28ºC, com o sol saindo durante o transcorrer da prova. O mar esteve calmo, praticamente sem ondas, ajudando na melhor performance dos competidores. Já no pedal e na corrida, o que se viu foram momentos de muita disputa, especialmente no masculino. Destaque também para o público, que com o tempo típico de verão, prestigiou os atletas durante todo o percurso.
No masculino, após faturar o Triathlon Internacional de Santos e participar das Olimpíadas do Rio representando o país, Reinaldo Colucci retornou à competição e travou uma disputa emocionante com o seu companheiro de equipe, Almir Gustavo Sorbo, vencendo-o no sprint final. “Vim pra cá confiante em fazer uma boa prova e, apesar do calor, consegui impor um bom ritmo e guardar energia pro final. Agora tenho como meta focar nas duas próximas etapas para tentar levar o título no final do ano”, comemorou Colucci.
Além de Sorbo, o pódio entre os homens foi completado com o terceiro lugar de Iuri Vinuto (Sesi/SP), com o vencedor da primeira etapa, Fernando Toldi (MPR), que desta vez chegou em quarto e com o atleta do EC Pinheiros, Antônio Mansur Filho, fechando a lista dos cinco mais bem colocados da etapa. “Foi bacana ver o pessoal motivado e querendo mostrar o seu melhor. Acredito que para as duas próximas etapas do circuito teremos a chance de acompanharmos disputas emocionantes, fazendo com que essa edição finalize de forma brilhante”, disse o organizador do evento, Núbio de Almeida.
Feminino – Entre as mulheres, quem saiu na frente na água e na bike foi a campeã colombiana, Diana Marcela Castillo, que disputou pela primeira vez a prova. Todavia, mais acostumada com o calor da cidade, a santista Carolina Furriela conseguiu superar a competidora estrangeira durante a corrida, cruzando o pórtico de chegada na frente. “Vencer em casa, diante de sua família e amigos, é tudo de bom. Acaba dando uma força extra nos momentos difíceis. A Diana veio com muita força para a disputa, mas pude tirar a diferença na corrida, que tem sido um ponto forte nas minhas participações”, declarou a vencedora.
Após faturar as três primeiras etapas da competição, Fernanda Garcia chegou apenas na terceira colocação da prova, deixando a Iron Mãe, Rosecler Costa, com o quarto lugar no pódio. O circuito seguirá com a 5ª etapa em 16 de outubro e, depois, com a grande final em 11 de dezembro, todas em Santos (SP). Mais informações no site www.trofeubrasil.com.br
O 26º Troféu Brasil de Triathlon é uma realização da NA Sports, com o patrocínio de Gatorade, Santaconstância; Copatrocínio de Aqua Sphere; Apoio de Porto Seguro Cartões, Sistema A Tribuna de Comunicação, Museu Pelé, Montevégine, Porto de Santos e Wine.com.br; Colaboração: Sabesp, Secretaria Municipal de Esportes de Santos (SEMES), Ativo.com, Policia Militar/6ºBPMI, 17º Grupamento de Bombeiros Marítimos, Guarda Municipal de Santos, Revista TriSport/3 Zone, Funf Sport e SantosPress Comunicação; Realização: Associação Brasileira de Triathlon; Oferecimento: Prefeitura de Santos.
Resultados da quarta etapa
Profissional – Masculino
1) Reinaldo Colucci (SESI-SP), 1h52min27seg
2) Almir Sorbo Martins (Sesi-SP) 1h52min42seg
3) AIuri Vinuto Josino (Sesi-SP), 1h55min52seg
4) Fernando Toldi (MPR), 1h58min45seg
5) Antonio Manssur Filho (E.C. Pinheiros), 2h03min11seg
Profissional – Feminino
1) Carolina Furriela (FEF Unicamp), 2h10min15seg
2) Diana Marcela Castillo (Colombia), 2h13min43seg
3) Fernanda Garcia (Marinha), 2h16min55seg
5) Rosecler Costa (MF Racing), 2h18min47seg
Colucci e Furriela foram os melhores entre os profissionais. Foto: João Pires/Divulgação

Deixe um Comentário