Conhecida como Ironmãe, triatleta fez o tempo de 11h26’43″, ficando entre as sete melhores brasileras colocadas na prova disputada no último dia 8 de outubro, em Kona
Uma das provas mais duras e difícies do esporte mundial foi vencida pela santista Rosecler Costa (Team Wine, Ceepo Bike, Grupo Mendes, New Balance, Tork Sport, Uvex e Zipp) ao completar o IronMan World Championship, no último dia 8 de outubro, em Kona, no Havaí. A triatleta percorreu a distância de 3,8km de natação, 180km de bicicleta e 42km de corrida com o tempo de 11h26’43″ e ficando entre as sete primeiras brasileiras que completaram a prova e a terceira na sua categoria (35-39 anos).
Essa foi a segunda participação da atleta, conhecida como Ironmãe, na prova mais tradicional do triathlon mundial. No ano passado, em sua estreia, Rosecler Costa conseguiu a proeza de ser a primeira brasileira a cruzar a linha de chegada, entre todas as categorias. Em 2016 acabou sentindo o forte calor e, consequentemente, o cansaço devido ao desgaste físico e mental.
“Havia feito uma excelente preparação para a prova e, honestamente, esperava fazê-la em um tempo melhor, pois tinha um objetivo pessoal. Mas Kona é Kona e levo desta participação um enorme aprendizado para o resto da vida. Senti demais o vento, o calor, enfim, tudo. Mas não me faltou coragem e ousadia para cruzar a linha de chegada e agradecer todos aqueles que ficaram na torcida por mim”, comenta a Ironmãe.
A participação da atleta no Havaí foi viabilizada por meio do projeto “Kona 2016”, aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte da Prefeitura de Santos (Promifae) e patrocinado pelo Grupo Mendes. “Sou muito grata pela oportunidade criada pela prefeitura de incentivar o atleta local e, certamente, procurei honrar cada centavo investido no projeto”, diz a triatleta.
A partir de agora, Rosecler Costa, que tem o apoio da Banana Brasil, Geração Fit, Dermafórmula, Dracon, Brothers Bike Club, Academia Estilo do Corpo e Fupes já se prepara para o seu próximo desafio: o Ironman Brasil no próximo dia 20 de novembro, em Fortaleza (CE), competição que classifica apenas duas competidoras na categoria 35-39 anos para a disputa do IronMan World Championship em 2017, no Havaí.
Troféu Brasil
Menos de 72 horas após o seu retorno à sua terra natal, a Ironmãe participou no último domingo (16/10) da 5ª etapa do Troféu Brasil de Triathlon, disputada em Santos (SP) e conseguiu uma ótima colocação entre as profissionais, ficando na 4ª colocação com o tempo de 2h29’53″, após percorrer a distância olímpica de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
“Tenho enorme apreço por essa prova e apesar do cansaço resolvi participar, procurando não forçar muito e completar a prova sorrindo, sem dor. Graças a Deus consegui, mas agora vou tirar uma semana de férias, tentar curtir a família e os amigos para voltar 100% para a minha rotina de treinamentos”, explica Rosecler.
Rosecler Costa competiu pela segunda vez em Kona. Foto: Divulgação

Deixe um Comentário