Projetos individuais realizados durante o primeiro semestre serão encerrados nesta semana, com exposição fotográfica e passeio ciclístico em prol da sustentabilidade
Alunos do Ensino Fundamental I do Colégio do Carmo, em Santos, receberam no início do semestre um desafio dos seus professores: tiveram que desenvolver trabalhos em cima de temas como o olhar fotográfico, alimentos orgânicos, sustentabilidade, entre outros; sendo que dois destes projetos se encerram nesta semana.
Um deles é a exposição fotográfica que ocorre na biblioteca do CCBEU, do dia 10/06 ao dia 14/06. A abertura ocorre na próxima sexta-feira (10) às 17h, para convidados. Os visitantes podem conferir de segunda à sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 20h30; no sábado, das 8h30 às 14h30. Outro projeto é o passeio cilístico pela cidade de Santos em prol da sustentabilidade, que ocorre no sábado (11), às 9h30.
Nos projetos individuais desenvolvidos no Colégio os alunos trabalham em grupo, cooperando uns com os outros e desenvolvendo várias habilidades. “A intenção é criar de maneira prazerosa, uma curiosidade dos alunos sobre algo ou alguém. O professor irá agir apenas como mediador, auxiliando, criando desafios e sempre intervindo quando necessário”, explica a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I e II, Naira Aparecida Motta.
Para a também orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I e II, Rosa Maria Gonzalez, o projeto pedagógico dá um sentido mais amplo à aprendizagem. “O professor deixa de ser o foco, detentor do conhecimento e passa a ser o mediador do processo para que os alunos fiquem motivados e encontrem situações adequadas para desenvolver o tema, o que gera novas aprendizagens”, complementa.
Exposição fotográfica
“Belezas e Estranhezas – Um novo Olhar” é o tema da mostra realizada pelos alunos do 3º ano B, da professora Priscila Rodrigues, que no início do ano receberam a visita de fotógrafos para entender mais sobre o olhar da fotografia e tiveram que ir às ruas colocar as aulas em prática.
“Esse projeto foi pensado em várias etapas, iniciando com a visita à exposição “Melhor de Santos” na Pinacoteca, depois recebendo uma das fotógrafas da exposição para conversar sobre as impressões e, por fim, saímos para fotografar, com o fotógrafo de vida selvagem Luiz Carlos dos Santos, do projeto Wildlife Photography”, diz Priscila.
Agora, entre os dias 10/06 e 14/06, os alunos realizam a última etapa do projeto, com uma exposição fotográfica aberta ao público, no CCBEU, localizado na rua Azevedo Sodré, 101, no Gonzaga. “A exposição será uma experiência emocionante na vida deles, as fotos ficaram muito lindas e eles fizeram um trabalho incrível. Esse é o momento de mostrar às famílias p trabalho”, comenta a docente.
O objetivo do projeto, segundo a professora, foi estimular exercício do olhar, da atenção, da concentração e da transformação do que nós vemos em uma imagem memorável. “As crianças vivem uma época do instantâneo, da foto digital em grande quantidade, então é comum que saiam fotografando tudo, qualquer coisa, de qualquer jeito, porque a ferramenta é quase sem limites e acabam não criando uma memória real do momento vivido. Por isso, acredito que o projeto agregou muito à turma”, finaliza.
Passeio ciclístico: sustentabilidade
Os alunos do 4º ano A foram desafiados no início do semestre pela professora Carla Froldi Gouveia, a estudar sobre bicicletas e sustentabilidade para o projeto “Vá de Bike”. Depois de inúmeras aulas e estudos os alunos enviaram cartas para os atletas brasileiros de ciclismo que vão compertir nos jogos olímpicos deste ano e encerram o projeto com um passeio ciclístico pela cidade de Santos, no próximo dia 11/06. O encontro ocorrerá às 9h30, em frente à Igreja Santo Antônio do Embaré, na estação Bike Santos e terá seu ponto final na escultura da ciclovia “O Pneu Furou”, no canal 6.
A professora acredita que as crianças tenham entendido a real necessidade, no mundo atual, de modificarmos algumas atitudes do nosso dia a dia pensando no meio ambiente. “O objetivo foi de conscientizar as crianças e a comunidade do uso da bicicleta como um meio de transporte sustentável, que traz benefícios ao corpo e é zero em emissão de gás carbônico, tornando o nosso ambiente mais humano e saudável”, explica a docente.
Galeria de Fotos:
Alunos do Colégio do Carmo durante visita ao Orquidário de Santos, para fotografar (Foto: Divulgação SantosPress)

Alunos receberam ciclista Alexandre Ramos para falar sobre bicicletas (Foto: Divulgação SantosPress)

Deixe um Comentário