Rosecler Costa, conhecida como “Ironmãe”, já conquistou inúmeras vitórias após voltar ao esporte, paixão que deixou adormecida por dez anos
Desde pequena, Rosecler Costa, triatleta conhecida como ‘Ironmãe’, tem a veia esportiva muito latente. Aos sete anos começou na natação por causa de uma bronquite. Quando tinha 15 anos, iniciou no Biathlon, esporte que alia corrida e natação. Percebendo o potencial da filha, aos 15 anos sua mãe lhe presenteou com uma bike, o incentivo que faltava para Rose se aventurar no triathlon.
Em 1996, inscreveu-se no Triathlon Internacional de Santos – categoria 17-19 anos – e venceu a competição. Depois disputou o Troféu Brasil de Triathlon e outras provas similares na época, além de ter feito parte da Seleção Santista de Ciclismo e conquistado a medalha de prata nos Jogos Abertos do Interior, em 2000.
No começo da vida adulta, Rose precisou fazer uma pausa na carreira por causa um acidente de bike. Aí vieram a faculdade, o trabalho e o desânimo pela falta de incentivo ao esporte. Nesse hiato de quase dez anos, a triatleta formou-se em Publicidade e Propaganda, fez pós-graduação em Marketing Esportivo, casou e teve dois filhos, Marcela (10) e Rogério (8), a quem se dedicou 100% do tempo durante esses anos.
E foram eles que, no final de 2012, despertaram novamente o amor pelo esporte. “Eles cresceram e queria dar um exemplo bacana para que tivessem orgulho da mãe. Pensei em algo que poderia fazer com excelência e veio o esporte. Acredito que só existe uma maneira de ensinar os filhos e é com o exemplo”, explica a Ironmãe.
No início, Rose achava que não alcançaria o alto rendimento que o Triathlon exige devido às tarefas do dia a dia, mas a maturidade adquirida ao longo dos anos contribuíram muito para manter o foco e definir claramente os objetivos: “Hoje sei exatamente o que quero. Tenho a noção de que inspiro meus filhos e minha família, sentimento que me motiva a ser cada vez melhor”.
Para alcançar suas metas, Rose divide as atividades diárias de acordo com as prioridades. Primeiro os filhos, a casa, o trabalho, os treinos e o restante ela encaixa no tempo que resta. Além disso, divide as metas nos 12 meses do ano. Em alguns deles foca intensamente nos treinos e em outros dá prioridade à família e à vida social.
Com uma média de treino de duas a três horas por dia, em épocas de competição, essa dedicação pode chegar até dez ou mais, com treinos de natação, bike e corrida na academia ou na orla da praia de Santos (SP), cidade onde mora. A triatleta também tem o hábito de pedalar na estrada ou até mesmo viajar para o interior, onde pode fazer treinos com subidas e descidas, dependendo do objetivo de prova.
Entre as principais conquistas da carreira, Rosecler Costa já foi Bicampeã Geral do Ironman Brasil Fortaleza 2014 – 2015 (amadora); Campeã do Brasileiro de Longa Distância em João Pessoa (geral amadora e 35-39 anos); Campeã do Triathlon Internacional de Santos 2015 (35-39 anos); Campeã do Ironman Brasil Florianópolis 2015 (35-39 anos) e melhor brasileira no Campeonato Mundial de Ironman/Havaí 2015.
Quando voltou às competições, a triatleta também dividia seu tempo como empresária do ramo de transporte escolar, trabalho que recentemente deu lugar a um novo desafio, que é palestrar para empresas que necessitam de estímulos nas áreas de vendas e motivação para seus funcionários.
“Acredito que minha história de vida seja muito proveitosa para muitas pessoas, principalmente mulheres, que ainda sofrem grande pressão da sociedade e acabam anulando seus sonhos”, justifica.
Rose, a Ironmãe, encontrou no esporte uma forma de expressar seus sentimentos, de se sentir bem, feliz e importante. “Isso alimenta a alma e mostra caminhos. Seja no esporte, na música, na dança, não importa. Encontrar-se na vida como pessoa é uma escolha certeira, um caminho para a melhora do ser humano, e quero ajudar as pessoas a encontrarem seus caminhos”, diz.
Deixe um Comentário